HOME
» Guia Virtual
» A Cidade
» Anúncios
» Apoio
» Central de Fotos
» Conselhos Municipais
» Contato
» CROWD
» Eventos
» Guia Internet
» Mapa Digital
» Noticias Comerciais
» Notícias da Região
» Notícias Educativas
» Quem Somos
» Telefones Úteis

FRANCA
» Artistas de Franca
» Escritores de Franca
» Esportes de Franca
» Fotos de Franca
» Franca Shopping 2011
» Museu Histórico de Franca
» Museu Virtual de Franca
» Músicos de Franca
» ONGs
» Secretarias de Franca
» Senac Franca Moda e Estilo

DIVERSÃO
» Cinemas
» Horóscopo
» Piadas
» Receita da Semana

ÚTEIS
» Agricultura
» Dólar
» Fuso Horário
» Horário de Circulares
» Horário de Viações
» Loterias
» Tempo
 

Agronegócios

Parque de Exposições "Fernando Costa"

O Parque é aberto ao público todos os dias, das 7h ás 20hs. As pessoas têm livre acesso para fazer caminhada, corrida ou andar de bicicleta.
Atualmente não aluga o espaço para festa de aniversário ou casamento, porém empresta gratuitamente para reuniões e festas de entidades beneficientes. O uso do Parque só é cobrado quando o evento cobrar ingresso do público.
Alguns projetos são desenvolvidos no local como "Café com Música", aulas de capoeira e ginástica.

Expoagro

A Prefeitura Municipal de Franca organiza apenas a parte técnica em relação a exposição de animais. A festa é organizada por empresa terceirizada.

Apoio ao Pequeno Produtor Rural

O produtor rural que não tiver máquinas de plantio pode solicitar o empréstimo de maquinário na Prefeitura. Porém tem que pagar um "aluguel", mas não em dinheiro e sim com produtos de sua plantação ou cestas básicas. Os alimentos são distribuídos entre as creches e entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.

Orientação Técnica

Também é oferecido o serviço de orientação técnica para os produtores que necessitem tirar dúvidas a respeito de plantações ou criação de animais. quem faz este trabalho são engenheiros agrônomos, que vão até o local e fazem as orientações necessárias.
Projetos

- Horticultura e Fruticultura:
São fornecidas sementes e mudas para quem for cadastrado na Divisão de Agronegócios. Para se cadastrar é só comparecer ao Parque Fernando Costa. Essas sementes e mudas não são distribuídas gratuitamente. São revendias pelo mesmo preço do mercado;
- Piscicultura: para este projeto são distribuídos gratuitamente peixes, para isto é necessário se cadastrar na Divisão de Agronegócios;
O peixe que mais tem dado este resultado, principalmente na nossa região, é a tilápia do Nilo, que é um peixe africano introduzido pelas empresas de geração de energia na década de 70, o qual teve uma ótima adaptação na região, mesmo sendo uma região de clima ameno.

Hoje temos a tecnologia da tilápia revertida com hormônio, pois um dos problemas da tilápia é que somente o macho tem um bom desenvolvimento além de provocar uma super população, isto fez que a tílapia na sua introdução não fosse muito aceita, o que não acontece com a tilápia revertida sexualmente.

A prefeitura de Franca mantém no Parque Fernando Costa tanque de tilápia do Nilo com o propósito da distribuição de alevimos para povoar represas da região para estimular a piscicultura.

- Apicultura: é o setor que cuida da criação de abelhas e produção de mel. Se houver necessidade de retirar colméia em residências é só ligar para o telefone 3724-7080, que os técnicos vão ao local para retirar.
A Prefeitura de Franca mantém um pequeno apiário o qual fornecem mel para as entidades assistidas pela Prefeitura, além de auxiliar os pequenos produtores com Assistência Técnica e repasse de enxames. A Prefeitura juntamente com os bombeiros de Franca realizam um trabalho de recolhimento de enxames no município, principalmente na cidade, onde causam vários acidentes até com casos de morte.

Assim que os bombeiros são solicitados eles nos comunicam e com uma equipe iremos até o local onde o enxame será removido, obedecendo uma técnica assim como todas as medidas de seguranças. Após esta coleta este enxame é repassado a pequenos apicultores ou irão repor enxames do apiário municipal.

A Divisão de Agronegócios, órgão da Prefeitura de franca esta empenhada em negociar o mel da região para sua introdução na merenda escolar, pois além de ser um ótimo alimento minimizara o problema que a apicultura passa no momento.


Agrária

Franca é atendida pelo Incra de Guaíra. Qualquer tipo de assunto referente ao mesmo é soh encaminhar-se ao Parque Fernando Costa e os funcionários poderão orientá-lo.

Hortas Comunitárias

As Hortas Comunitárias são organizadas e gerenciadas por Centros Comunitários. O centro tem que ter local condizente, particular ou da Prefeitura, ligação de água e pessoal disponibilizado para cuidar da horta. O primeiro passo é se cadastrar e em seguida é feita uma avaliação técnia (topografia, etc). A Prefeitura fornece as sementes, orientação e acompanhamento técnico durante o plantio. O produto final terá o destino escolhido pelo centro comunitário: venda ou distribuição.

Hortas Escolares

As Hortas Escolares são instaladas dentro da própria escola municipal. Geralmente quem cuida são funcionários da escola e voluntários.
A finalidade da horta escolar é de orientação educacional e produção de alimentos para a própria escola.
SIM - Serviço de Inspeção Municipal

Foi criado em 1996 para fazer a fiscalização dentro de estabelecimentos, ou seja, condições de higiene, refrigeração, produção e manipulação de alimentos, produtos vencidos, etc. Existe uma série de exigências para conseguir o registro, que é protocolizado na Central de Atendimento da Prefeitura. Este departamento também faz o serviço de fiscalização.

Onde Fica?


Parque de Exposições Fernando Costa
Av. Dr. Flávio Rocha n 500, Vila Exposição.
Telefone: (16) 3724-7080
e-mail: pfc@franca.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: segunda a sexta das 7h ás 19h

órgão Responsável
Secretaria de Governo
Rua: Francisco Barbosa n 1540, Cidade Nova
Telefone: (16) 3711-9145
e-mail: secgov@franca.sp.gov.br


Home | Quem Somos | Contato | Welcome Foreign Visitors

#8716236# - Francasite.com© Copyright 2014

Desenvolvimento Gnove WebStudio 2014