HOME
» Guia Virtual
» A Cidade
» Anúncios
» Apoio
» Central de Fotos
» Conselhos Municipais
» Contato
» CROWD
» Eventos
» Guia Internet
» Mapa Digital
» Noticias Comerciais
» Notícias da Região
» Notícias Educativas
» Quem Somos
» Telefones Úteis

FRANCA
» Artistas de Franca
» Escritores de Franca
» Esportes de Franca
» Fotos de Franca
» Franca Shopping 2011
» Museu Histórico de Franca
» Museu Virtual de Franca
» Músicos de Franca
» ONGs
» Secretarias de Franca
» Senac Franca Moda e Estilo

DIVERSÃO
» Cinemas
» Horóscopo
» Piadas
» Receita da Semana

ÚTEIS
» Agricultura
» Dólar
» Fuso Horário
» Horário de Circulares
» Horário de Viações
» Loterias
» Tempo
 

Calçados

A Era do Calçado
Não é muito difícil encontrar um fato que seja o gerador ou o prenúncio da indústria calçadista que a própria atividade pecuarista na região.

A Indústria de Calçados
A indústria de calçados é a mais sólida base da economia de Franca. Considerada produtora de um dos melhores calçados do mundo, a cidade se preparou para a evolução dos tempos, qualificando sua tecnologia e mão-de-obra.

Contando com uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Franca possui trabalhadores especializados em cada função da confecção de seus famosos calçados.
Nossas empresas estão entre as de maior credibilidade no país. Grandes marcas, conhecidas mundialmente, têm sede ou suas filiais em Franca, que por seu potencial produtor, é parte obrigatória da rota da indústria e comércio de calçados no Brasil.

Ao todo, são mais de 700 indústrias espalhadas por nosso parque industrial, empregando dezenas de milhares de trabalhadores, que juntos, fazem parte da estrutura econômica de um município conhecido como "A Cidade que calça o País".

Com capacidade instalada para produzir 37 milhões de pares de calçados todos os anos, as indústrias de calçados de Franca encerraram o ano de 2002 com uma produção de 30 milhões. E o chamado cluster da cadeia coureiro-calçadista que vai do curtimento do couro ao desenvolvimento de produtos e modelos e ao transporte final (rodoviário e marítimo).

A diversidade é grande. Franca produz sapatos, botas e tênis de couro, e utiliza outros materiais também como lona e náilon; atende ao público masculino em maior escala e, ao feminino e o infantil em menor.
As principais matérias-primas utilizadas em Franca são os couros bovinos, caprinos, ferragens, têxteis, adesivos, sola de couro, borracha, EVA.

Desde 1998, a indústria calçadista mantém um crescimento linear em sua produção. Neste ano foram produzidos 29 milhões de pares e no ano seguinte, 29,5 milhões. Em 2000 e 2001, este número alcançou 32,5 milhões. Só o mercado interno, consumiu, em 2000, 2001 e 2002, mais de 80% desta produção. No mercado externo, os Estados Unidos são os maiores compradores do calçado francano, responsáveis pela compra de mais de 80% da produção destinada a exportação.

Em 2002, a produção, voltada ao mercado externo, foi de quase 6 milhões de pares, sendo que o preço médio do calçado, em dólares, ficou em US$ 16,31. No ano anterior, foram produzidos 6,2 milhões de pares. O mercado calçadista, em constante expansão, está em busca de novos nichos de mercado, principalmente, nos países árabes (Emirados árabes) e asiáticos (como a China, índia e Japão).


Museu do Calçado     

Apresenta a história do setor calçadista no Brasil com a guarda e manutenção do museu, seu acervo e produtos. Conta com produtos multimídias, livros e vários modelos de calçados doados por personalidades (artistas, políticos, esportistas). Promove exposições e dispõe de um amplo material para pesquisa sobre a área calçadista. Possuiu uma sala de vídeo para eventos diversos. O museu funciona de terça a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h30.

Saiba mais sobre o museu, no site: http://www.museudocalcado.com.br/


Shopping do Calçado


O shopping do calçado, fundado em 30 de Outubro de 1997, é um trabalho de sucesso em Franca e se destaca pela gama de oportunidades de compras, pois reúne em um mesmo lugar, os melhores calçados fabricados no Brasil. E tem reconhecimento em caráter nacional por ser um shopping de turismo que recebe excursões de todo o Brasil.
O horário de funcionamento das lojas do Shopping do Calçado de Franca é de segunda a sábado das 10h às 20h e aos domingos das 13h às 18h, inclusive nos feriados, estando fechado apenas em cinco datas comemorativas do ano sendo Sexta-Feira da Paixão, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo.

site: www.shoppingdocalcado.com.br/


 


Home | Quem Somos | Contato | Welcome Foreign Visitors

#8527944# - Francasite.com© Copyright 2014

Desenvolvimento Gnove WebStudio 2014