Powered by:

Com 4




Apoio:
John's English

Cristãos X Mouros - Cavalhadas de Franca deve reunir 10 mil pessoas no Parque de Exposição Fernando Costa - inserida 02/08/2008

 

O final de semana será de muita expectativa e emoção em Franca. Mais de 50 cavaleiros devem se apresentar na pista principal do Parque de Exposição Fernando Costa a partir das 20 horas deste sábado.

O tradicional evento, que acontece há mais de 40 anos na cidade, reuniu no ano passado 7 mil pessoas, mas os organizadores estão animados e esperam atrair cerca de 10 mil visitantes.


 
 

De acordo com o diretor administrativo das cavalhadas Gabriel Anawate, deve haver presença de famílias de outras cidades da região para prestigiar o acontecimento.“Tem o pessoal companheiro de Patrocínio Paulista, São José da Bela Vista, Restinga. Mas a maior parte das visitações é de Franca. Há quem vem de São Paulo, São José do Rio Preto que vem para assistir os familiares”, disse.

Por se tratar de um evento tradicional, Gabriel também acrescenta que muitas pessoas que moravam na cidade se mudaram. “Mas quem gosta sempre dá um jeito e vem assistir. Há bastante ligação, principalmente de parentes que ainda moram aqui”.

As apresentações das cavalhadas terão início às 20 horas, mas para aquecer o evento e divulgar um trio elétrico vai dar uma volta nas ruas da cidade na manhã deste sábado. “Será um modo de anunciar as cavalhadas”, disse Gabriel.

Segundo a Divisão de Cultura, que está auxiliando na organização do evento, hoje acontece a chamada Cerimônia dos Encamisados, em que na pista principal do Parque Fernando Costa as luzes do ambiente são apagadas e é iniciado o combate simbólico entre mouros e cristãos (leia mais no texto nesta página), seguindo um ritual musical próprio.

Com entrada livre ao público, entre as programações das cavalhadas estão a Dança dos Velhos. “São cerca de 30 a 40 pessoas quem compõem essa dança”, conta o diretor administrativo.

Sérgio Menezes, diretor da divisão de Cultura, que está na organização das cavalhadas, disse que a estrutura está toda montada para o início do evento. “Está tudo pronto. A iluminação, o espaço e a parte estrutural”, disse acrescentando que neste ano espera atrair aproximadamente 10 mil pessoas.

“Como fizemos uma pequena apresentação no Revelando São Paulo que tivemos em Franca nas últimas semanas, nós aguçamos a presença de 10 mil visitantes nos dois dias”, conta. Em 2007, as cavalhadas teve um público de 7 mil pessoas.

Os cavaleiros estão se organizando para o evento há mais de 30 dias. “Eles têm de preparar o cavalo bem antes das apresentações, pois os animais têm que acostumar com o ambiente, a iluminação, para que não se assustem com o público e com os tiros que são dados durante as atrações”, disse Sérgio.

Para ele, o encontro representa a continuidade de uma tradição muito conhecida em Franca. “Há mais de 40 anos a cidade é representada. Antigamente, aqui era uma cidade reconhecida pelas cavalhadas que eram realizadas, pois havia desfiles nas ruas com os cavalos. Hoje não tem como devido ao aumento no trânsito”.

As cavalhadas terão início às 20 horas deste sábado e devem retornar às 13h30 deste domingo no recinto do Parque gratuitamente para o público.

 

 
fonte: Diário da Franca
fonte foto: Diário da Franca
Imprima esta página