HOME
» Guia Virtual
» A Cidade
» Anúncios
» Apoio
» Central de Fotos
» Conselhos Municipais
» Contato
» CROWD
» Eventos
» Guia Internet
» Mapa Digital
» Noticias Comerciais
» Notícias da Região
» Notícias Educativas
» Quem Somos
» Telefones Úteis

FRANCA
» Artistas de Franca
» Escritores de Franca
» Esportes de Franca
» Fotos de Franca
» Franca Shopping 2011
» Museu Histórico de Franca
» Museu Virtual de Franca
» Músicos de Franca
» ONGs
» Secretarias de Franca
» Senac Franca Moda e Estilo

DIVERSÃO
» Cinemas
» Horóscopo
» Piadas
» Receita da Semana

ÚTEIS
» Agricultura
» Dólar
» Fuso Horário
» Horário de Circulares
» Horário de Viações
» Loterias
» Tempo
 

Secretaria da Saúde intensifica vacinação contra o sarampo em Ribeirão Preto - 12/07/2018


Campanha começa na próxima segunda-feira, dia 16 de julho e vai até 3 de agosto; secretário da Saúde concedeu entrevista à imprensa e tranquilizou a população.

A Secretaria Municipal da Saúde inicia na próxima segunda-feira, 16 de julho, em todas as salas de vacinas das unidades de saúde de Ribeirão Preto, a intensificação da vacinação contra Sarampo com a vacina tríplice viral (SCR) para pessoas entre 5 e 29 anos de idade com menos de duas doses de vacina SCR. A campanha termina dia 3 de agosto de 2018.

Apesar de a vacina contra a doença estar disponível na rede pública e a cobertura estar abaixo do preconizado para os anos de 2011, 2012 e 2014, a partir do 2015 foram atingidos os 95% de cobertura nessa faixa etária.

Na campanha de intensificação da vacinação contra Sarampo, com a vacina tríplice viral (SCR) para pessoas entre 5 e 29 anos de idade com menos de duas doses de vacina SCR, deverão ser vacinados, entre os dias 16/07 e 03/08, nas salas de vacinas do município.

A campanha de seguimento contra sarampo para crianças a partir de um ano e menores de 5 anos, devem receber uma dose de vacina tríplice viral de forma indiscriminada, entre os dias 06 e 31/08, inclusive em 18 de agosto, dia de mobilização nacional, nas salas de vacinas do município.

Haverá orientação aos serviços de saúde, especialmente os hospitalares, para garantir que profissionais da saúde possuam pelo menos duas doses de vacina contra o sarampo.

Considerando o risco de importação do vírus, os profissionais de aeroportos, termiinais rodoviários, serviços hoteleiros, taxistas, entre outros, que frequentemente entrem em contato com viajantes, também devem estar com a vacinação completa contra a doença.

Alerta aos serviços de saúde para identificar precocemente a suspeita de sarampo, seguindo a definição de caso (febre, exantema e pelo menos um dos sintomas: coriza, tosse ou conjuntivite), com a imediata notificação à Divisão de Vigilância Epidemiológica Municipal.

Um caso de sarampo na cidade

Com mais de uma década sem a confirmação de caso de sarampo no município de Ribeirão Preto, em abril deste ano foi confirmado caso proveniente do Líbano, contraído por uma profissional de saúde que fazia atendimento humanitário no país (foi identificado o genótipo D8, semelhante ao circulante no Líbano).

Diante dessa confirmação, a Secretaria da Saúde imediatamente realizou as ações de bloqueio, mas o risco de reintrodução do vírus em nosso meio ainda é considerado alto, podendo ser destacados: a ampla circulação do vírus do sarampo no continente europeu, em especial na Rússia, a transmissão importante ocorrendo nos estados de Roraima e Amazonas, a identificação de casos na cidade do Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Secretário tranquiliza a população

Diante dessa constatação, o secretário Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, convocou na tarde desta quarta-feira, 11 de julho, entrevista coletiva com a imprensa para tranquilizar a população sobre a confirmação desse caso em Ribeirão Preto.

“Está havendo um bombardeio nacionalmente sobre sarampo, mas sobre cobertura vacinal, varia de região para região, de estado para estado, de cidade para cidade. Ribeirão Preto tem uma boa cobertura vacinal, não somente de sarampo, mas também de febre amarela e outras vacinas. O que está acontecendo agora é parecido com o que aconteceu no final de 2016 com o surgimento de um caso de febre amarela na cidade, simultaneamente com a situação no Brasil, uma correria em todo o país e a nossa realidade era diferente, com uma cobertura vacinal para doença grande, que já havia sido feita há alguns anos e foi reforçada no ano passado, atingindo mais de 100% da nossa população”, tranquilizou o médico, chefe da pasta.

Quanto ao caso, segundo o secretário, não sendo de Ribeirão Preto, e sim, vindo do oriente médio, em uma pessoa que não mora na cidade, paciente que coincidentemente veio à cidade, procurou o hospital e com o diagnóstico aqui, imediatamente foi tratada.

“Imediatamente fizemos a pesquisa, os bloqueios necessários para não haver contaminação”, explicou Sandro Scarpelini. Ele ainda ressaltou qie a preocupação é informar a população sobre a doença e seus riscos, para que as pessoas procurem os postos de vacinação e se imunizem para manter a cobertura vacinal na cidade.

A doença

O sarampo é uma infecção viral aguda altamente transmissível e com elevado potencial epidêmico, principalmente em populações com baixa cobertura vacinal. Sendo assim, a principal forma de proteção contra a doença é a manutenção de elevada cobertura vacinal com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), aplicadas em crianças aos 12 meses e 15 meses de idade, respectivamente.


Fonte notícia: Ribeirão PReto

Fonte imagem: FL Piton
 
 
» Ribeirão Preto » Programação especial de férias no Bosque começa na próxima semana - 05/07/2018
» Ribeirão Preto » Ribeirão Preto está na reta final para receber Selo Verde Azul - 10/08/2018
» Ribeirão Preto » Monja Coen fará palestra sobre a cultura de paz no dia 26, em Ribeirão Preto - 13/07/2018
» Outras Cidades » Seguem abertas até dia 16, as inscrições da 35ª Violeira Rose Abrão de Barretos - 11/07/2018
» Ribeirão Preto » Secretaria da Saúde intensifica vacinação contra o sarampo em Ribeirão Preto - 12/07/2018
» Rifaina » Futsal de Férias de Rifaina entra na semana das semi e das finais. Confira os jogos - 17/08/2018
» Ribeirão Preto » Exposição gratuita em Ribeirão, exibe caricaturas de jogadores de futebol - 03/07/2018
» Batatais » Entregue a premiação para o Concurso ‘Patrimônio Batataense’, pelo olhar dos alunos do ensino fundamental - 04/07/2018
» Ribeirão Preto » Adote Pet acontece no próximo sábado, dia 7 de julho, em Ribeirão Preto - 06/07/2018
» Batatais » Tradicional Leilão da APAE Batatais será realizado no final de julho - 09/07/2018
 

Home | Quem Somos | Contato | Welcome Foreign Visitors

#18802339# - Francasite.com© Copyright 2018

Desenvolvimento Gnove WebStudio 2018