Festival 'Danço, logo existo' lança a primeira edição on-line e 'delivery dance'

31 - 05 - 2021- Ribeirão Preto

Ribeirão Preto Ribeirão Preto

O projeto MuDança Ribeirão promove, até 28 de agosto, a primeira edição on-line do Festival Danço, Logo Existo. “Para nós, só é possível pensar em práticas artísticas se estivermos dialogando com práticas pedagógicas. Por isso, a intenção de criar um espaço de diálogo com educadores e artistas que atuam junto ao notório saber acadêmico, bem como agentes culturais que possuem prática pautada em suas experiências” , detalha Ana Luiza Yosetake. 

A programação conta com os temas “Festivais e Inovações”, no dia 26 de junho, “Pandemia, Crise e Reinvenções”, em 14 de agosto, e, encerrando o ciclo de encontros, “Como empreender e produzir em Dança”, no dia 28 do mesmo mês. 

Os três webinários vão ocorrer às 15h na plataforma Zoom com número limite de participantes e, ao final de cada evento, a produção vai emitir um certificado. Todas as inscrições para as atividades podem ser feitas na página do Instagram do MuDança.

 

Para encerrar as atividades do Festival Danço, Logo Existo, será lançado um site do Coletivo MuDança Ribeirão, trazendo informações sobre a trajetória do coletivo e seus eventos já produzidos.  

Delivery

Além dos webinários, o Coletivo MuDança Ribeirão, por meio de um Delivery Dance, vai “entregar” danças na porta das casas dos moradores de Ribeirão Preto. A ação está programada para julho, entre os dias 15 a 18, e 23 a 25. O intuito é aproximar os dançarinos e o público mesmo durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia da Covid-19. “O projeto propõe repensar os formatos de apresentações, a relação com o espaço urbano e o vínculo junto ao público, além de movimentar a economia local da área da dança na cidade”, destaca Angela Andrade. 

 

Os interessados em se apresentar no Delivery Dance devem se inscrever do dia 14 a 18 de junho. As vagas são limitadas para os dez primeiros inscritos. 

MuDança 

O MuDança Ribeirão nasceu em 2012 com o intuito de unir agentes da dança da cidade para discussão de demandas coletivas e repasse dessas necessidades para as reuniões do Conselho Municipal de Cultura.  

 

Desde então, o movimento viveu transformações em seus objetivos e ações. Com um histórico de atuação em produções de eventos de maneira continuada, tornou-se, nos últimos anos, um coletivo de ações voltadas para os modos de pensar e fazer em dança, garantindo gratuidade ao acesso às atividades, incentivando processos criativos e pesquisa em dança, em suas variadas linguagens. 

Danço, Logo Existo 

Inspirada na frase “penso, logo existo”, do filósofo, físico e matemático francês Renée Descartes, o evento “Danço, Logo Existo” nasceu como uma festa no final de 2014, durante o Festival Fagulha de Artes Integradas, em parceria com o Coletivo Fuligem. 

 

O objetivo do evento era promover e celebrar um encontro entre passinhos da balada e danças profissionais, fortalecendo os artistas locais da dança e os aproximando do público.  

Após se consolidar na cidade, a festa “Danço, Logo Existo” seguiu a trajetória de forma independente, mostrando sua potência em caminhar de maneira autônoma. Ao todo, foram realizadas quatro edições até o ano de 2018, em parceria com casas de shows na cidade de Ribeirão Preto. 


Fonte - Revide
Fonte de imagem - Revide