Cirurgias eletivas são retomadas em Franca, mais de 13 mil pacientes aguardam na fila

05 - 11 - 2021- Franca

Franca Franca

A Prefeitura de Franca anunciou na manhã desta quinta-feira (4), que vai celebrar um contrato extra com a Santa Casa para a realização de cirurgias eletivas. Na cidade a fila de espera por estas cirurgias já ultrapassou a casa de 13 mil pessoas, a demanda cresceu por conta da pandemia.

Na coletiva de imprensa, o prefeito Alexandre Ferreira afirmou que as cirurgias já foram retomadas em setembro, pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), e que os novos procedimentos serão feitos com recursos extras. Ferreira explicou que todos os meses a Santa Casa já realiza cerca de 192 a 200 cirurgias eletivas, e que com os recursos extras o objetivo é zerar a fila de espera.

“Se levarmos em conta a fila de espera em Franca são mais de 13 mil pessoas, agora na região que também é atendida por Franca, essa fila ultrapassa 21 mil pessoas. O programa para avançar com as cirurgias atende a DRS8, a qual fazemos parte, então pode até haver um intercâmbio de pacientes, como por exemplo uma Santa Casa da região oferece uma cirurgia que aqui não temos, o paciente pode ser levado para lá, e o contrário também será feito”, explicou o prefeito.

Ainda na coletiva, o chefe do Executivo explicou que serão investidos cerca de R$ 25 milhões para atender as cirurgias. A maior parte dos recursos são vindas do Governo do Estado, mas existem também recursos do Governo Federal e recursos próprios do município. “As emendas impositivas da Câmara serão usadas também para este fim. Elas são aquelas indicações dos vereadores, ficou acordado de que elas seriam usadas para esta demanda crescente”.

Consultas

Um problema crônico em Franca há anos, é a falta de médicos ginecologistas. Durante a coletiva, o prefeito explicou que também será lançado o programa “Mais Consultas”, ele consiste na compra de consultas na rede particular para mulheres que são atendidas pelo SUS. A fila por consulta já beira 4.500.

“São 86 mil mulheres atendidas pela rede pública de saúde de Franca, recentemente fizemos um concurso para contratar 40 ginecologistas, mas apenas quatro foram aprovados. A saída foi buscar na rede particular. Nesta sexta-feira vamos abrir licitação para comprar essas consultas, serão 4.500 por cerca de R$ 50 cada, um alto investimento”, finalizou Alexandre.


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On