No mês do Doador de Sangue, Hemocentro pede ajuda para regularizar estoque

10 - 11 - 2021- Franca

Franca Franca

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemocentro de Franca volta a convocar a população para ajudar a abastecer o estoque e continuar salvando vidas.

Segundo Elaine Dias Gimenes, Agente de Captação e Comunicação Social da unidade, atualmente o estoque está no limite, com falta de bolsas de tipos sanguíneos negativos, que são mais raros. “O estoque de sangue no Hemocentro é muito flutuante, ao mesmo tempo que temos reserva, acontece alguma emergência, uma cirurgia por exemplo, e precisamos fornecer as bolsas. Por isso, o ideal é mantermos doações constantes para trabalhar com segurança”, afirmou ela.

Por dia, o núcleo de captação de sangue recebe em média 50 doadores durante a semana e 70 aos sábados. O Hemocentro tem enfrentado dificuldades e trabalhado em horário reduzido, mas a expectativa é conseguir aumentar a quantidade de doadores diários. 

Como no dia 25 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemocentro irá presentear os doadores fidelizados, que mantêm uma frequência de doação, com camisetas temáticas. “Em cada ano é feita uma estampa diferente e as pessoas gostam de colecionar as camisetas. É uma forma de agradecer pelo ato de doarem sangue, de serem nossos parceiros”.

Um doador de sangue pode salvar três vidas. A unidade francana é responsável por atender nove hospitais; em Franca, destina as doações para a Santa Casa, Hospital do Coração e do Câncer, e fornece também para instituições em Pedregulho, Sales Oliveira, Miguelópolis, Ituverava e outras cidades da região.

Apoio essencial

Para manter ou regularizar o estoque de sangue, o Hemocentro conta com parcerias. Nesta semana, a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) promove, até dia 13 de novembro, mais uma edição da Campanha Comerciante Sangue Bom. 

A proposta é mobilizar os comerciantes para fazerem doações de sangue. “Sou doador e sabemos da importância deste ano, porque fazemos o bem para as pessoas e também beneficia a nossa saúde. O Hemocentro tem um papel fundamental, que realmente ajuda a salvar vidas, por isso queremos colaborar fazendo essa campanha”, afirmou Maurício Pereira Ramos, presidente da CDL.

Com o slogan “Doe sangue, salve vidas”, este é o terceiro ano que a entidade promove a campanha “Comerciante Sangue Bom”. Apenas em 2020 foi suspensa por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Como doar

Para doar, é preciso comparecer ao Hemocentro (Avenida Hélio Palermo, nº 4181) durante a semana, das 7h às 12h, e aos sábados, das 7h às 11h. É necessário apresentar documento com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho). 

Mulheres devem pesar, no mínimo, 51 quilos, e homens, 50 quilos. Não é preciso estar de jejum para realizar a doação, a recomendação é para que a pessoa se alimente antes e evite alimentos gordurosos, que podem prejudicar o processo de fracionamento do sangue e gerar descartes do material doado.

Quem teve Covid pode doar, mas precisa esperar 30 dias após estar com a saúde completamente recuperada; e intervalo de sete dias depois de receber a vacina contra o coronavírus.


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On