Em um mês, média móvel de mortes pela covid cai 93% em Franca

13 - 12 - 2021- Franca

Franca Franca

Entre o dia 10 de novembro e o dia 10 de dezembro, a média móvel de mortes causadas pela Covid-19 em Franca caiu de 1.6, para 0.1, o que representa redução de 93%. Os dados foram levantados pelo Verdade através do boletim da Vigilância Epidemiológica.

A média móvel é aquela que leva em conta os óbitos nos últimos 7 dias, e serve como base para entender o comportamento da pandemia na cidade.

Ao contrário do auge da pandemia, agora o município divulga os dados apenas em dias úteis, o que significa que nas segundas-feiras e nos dias pós feriados, os números podem vir acumulados.

No último mês foram 21 boletins emitidos, destes 14 não registraram mortes, os outros sete tiveram juntos 10 óbitos, fazendo com que a média móvel chegasse ao atual índice de 0.1.

No total Franca já registrou 1.044 mortes desde o início da pandemia por aqui, em março do ano passado. Desde então a cidade enfrentou cenários que beiraram o colapso do sistema de saúde, com 100% de lotação das UTIs e pacientes perdendo a vida antes de serem transferidos para um hospital de referência.

A cidade chegou a ter uma média de mortes superior a 12, ao mesmo tempo em que o P.S. Álvaro Azzuz enfrentava dias de lotação extrema, com até 900 pessoas buscando por atendimento em um período de 24h.

A vacinação em Franca começou em janeiro, sendo que o primeiro a ser imunizado foi o técnico em enfermagem, Fernando Cândido, que atua na linha de frente da pandemia no pronto socorro. Após ele, a vacinação avançou e hoje de acordo com os dados, o município já aplicou 583.622 doses das vacinas, sendo 291.277 para a primeira, 253.617 referentes a segunda aplicação e 38.728 da dose adicional. Os números indicam a imunização de 85% da população, com a primeira dose, 74% para a segunda e 11% para a terceira dose.

É justamente o avanço da vacinação que fez com que os números regredissem aos patamares de hoje.


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On