O prefeito Alexandre Ferreira apresentou na manhã da última quinta-feira, 17, o Programa ‘Mais Dignidade’, que tem como objetivo o fornecimento de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A cerimônia foi realizada na sede do Fundo Social de Solidariedade, no Colégio Champagnat e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fussol, Cynthia Milhim Ferreira, vereadores, Gislaine Liporoni e Lucimara Prado, secretárias de Ação Social e Desenvolvimento, respectivamente.
O novo programa é uma ação do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Ação Social, que vai possibilitar o atendimento de cerca de 6 mil mulheres, com idade entre 18 e 40 anos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, em situação de extrema pobreza.
Vale ressaltar que as adolescentes já são atendidas por um programa semelhante do Governo do Estado de São Paulo.
A lista, contendo as beneficiárias, datas, horários e locais para a retirada dos produtos, será publicada nesta sexta-feira, 18, no site da Prefeitura – www.franca.sp.gov.br .
A distribuição dos absorventes será iniciada na próxima segunda-feira, 21, nas cinco unidades dos CRAS’s (Centro de Referência em Assistência Social), nos bairros, onde a beneficiária deverá apresentar um documento de identidade.
Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, destacou que este é um projeto idealizado pela presidente do Fundo Social, onde cada mulher beneficiária vai receber um pacote, contendo 8 unidades de absorventes, por mês.
O programa terá duração de um ano, podendo ser prorrogado, de acordo com os resultados obtidos e a demanda registrada.
Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social, explicou que o Programa ‘Mais Dignidade’ é um sonho de anos atrás, que se torna realidade para atender as mulheres, que têm condições mínimas de dignidade e, agora, elas passarão a receber um absorvente mensal.
“São mais de 6 mil mulheres atendidas e que durante o ciclo menstrual, que gera vida, tem que estar atrelado a um processo leve e tranquilo, sem fator de tensão e nervoso. É um motivo de alegria, satisfação e a sensação de que estamos oferecendo o cuidado especial que a mulher merece ter”, garantiu.
Alexandre Ferreira reforçou que esta é uma ação para oferecer dignidade para as mulheres, que muitas vezes, não têm dinheiro para comprar o absorvente.
“Com esse programa, a gente consegue desonerar essas famílias e dar dignidade para as mulheres, de forma simples, possibilitando também que elas participem dos serviços da Prefeitura, incluindo capacitação profissional para que elas consigam um emprego e renda, alcançando sua autonomia financeira”, disse.