A Secretaria de Saúde de Franca está intensificado os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue.
Além do trabalho de orientação dos agentes nas residências, a secretaria tem capacitado os profissionais da área para atender, identificar os sintomas e acolher esses pacientes nas unidades de urgência.
Além destas ações, a Vigilância está terminando a ADL (Avaliação de Densidade Larvária), feita com base na constatação e análise de larvas do mosquito nos imóveis pesquisados.
O resultado revela a proporção de locais infestados e, até o momento, o Jardim Ângela Rosa e a Vila Scarabucci tiveram mais casos positivos da doença.
Já bairros como Panorama, Paulistano e São Francisco a Vigilância tem identificado mais larvas do mosquito.
Todos os bairros já foram percorridos e através dos dados, a secretaria programará o chamado “Fumacê”, como forma de combate ao aedes aegypti.
Do dia 1º de janeiro ao dia 6 de fevereiro, a cidade já registrou 289 casos positivos da doença (casos autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade) e 51 importados.
No mesmo período do ano passado, foram registrados 90 casos. Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orienta a população.
“O clima atípico deste começo de ano, com altas temperaturas e muita chuva tem contribuído para proliferação do mosquito. Se cada um fizer sua parte, em olhar dentro da sua casa ou estabelecimento comercial e eliminar os focos, conseguimos diminuir esses números.”