Relógio do Sol será entregue nesta sexta-feira

06 - 12 - 2019- Franca

Franca Franca

A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Esporte, Arte, Cultura e Lazer, entrega nesta sexta-feira, 6, o Relógio do Sol que passou por uma restauração completa no último mês. A Prefeitura promoverá uma programação especial a partir das 13 horas, sendo a cerimônia de entrega prevista para as 16 horas.

O monumento foi atingido por uma árvore durante um temporal em dezembro de 2017. Desde então, as peças ficaram guardadas na Casa da Cultura para preservação.

A Croma Restauro, de São Paulo, foi contratada para elaborar um projeto de restauração. Após meses de trabalho minucioso, a recuperação do Relógio entrou em uma segunda etapa. Foi então feita a contratação da Cantaria Conservação e Restauro, de Belo Horizonte (MG), que terceirizou e contratou três profissionais com vasta experiência. Todo o trabalho foi executado pelas restauradoras Leila de Oliveira, Laura Bassul e Júlia Russi. Toda a recuperação durou 32 dias, sendo realizadas também outras melhorias ao redor do monumento. Durante a montagem das peças foi preciso dar um prazo de 24 horas para colagem e encaixe das peças.

O Relógio do Sol tem 3 metros de altura e pesa 2 toneladas, sendo composto por seis peças. A leitura das horas é feita a partir da sombra projetada pelo sol. Linhas, talhadas na peça, formam os mostradores que correspondem às horas que são marcadas partir da sombra formada por um gnômon (espécie de ponteiro) que vai encaixado na peça. Vale ressaltar que o Relógio do Sol não mostra os minutos, apenas as horas.


Fonte - Prefeitura de Franca
Fonte de imagem - Prefeitura de Franca