Ribeirão Preto apresentará protocolo sanitário para retomada de atividades

21 - 05 - 2020- Ribeirão Preto

Ribeirão Preto Ribeirão Preto

O prefeito Duarte Nogueira participará nesta quinta-feira, dia 21, de uma reunião com secretário representante do governo do estado de São Paulo e 26 municípios da Divisão Regional de Saúde – DRS 13, para apresentação de protocolo sanitário para retomada de atividades econômicas.

 “As medidas de contingência do governo estadual têm vigência até 31 de maio. Até lá, esperamos que cada uma das 17 Divisões Regionais que compõem o estado de São Paulo tenham seus protocolos analisados pelas autoridades sanitárias. Como Ribeirão Preto encontra-se numa situação bem diferente daquela enfrentada pela capital e cidades metropolitanas, esperamos ter revistas algumas condicionantes. É tratar de forma desigual os desiguais, para ser o mais justo possível”, explicou o chefe do Executivo.

A participação na reunião foi anunciada por Nogueira após divulgação do boletim epidemiológico desta quarta-feira, 20 de maio, que registrou 618 casos de COVID-19 e 17 óbitos pela doença em Ribeirão Preto. De acordo com os dados apresentados pelo chefe do Executivo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria por pacientes de COVID-19 na cidade continuam reduzidas, sendo de 38,4% (dos 86 leitos de UTI disponíveis, 33 estão ocupados) e de 28,5% (dos 144 disponíveis de enfermaria, 41 estão ocupados).

O prefeito também informou que a segunda etapa do estudo que apontou a estimativa de contágio de 1,2% da população local pelo novo coronavírus será realizada no começo do mês de junho.

“O levantamento coordenado pela Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Secretaria da Saúde e com o Hospital das Clínicas, iniciado no dia 1º de maio, vai repetir as mesmas estratégias, com os mesmos tipos de testes e avaliar o mesmo grupo de pessoas para verificar a velocidade de progressão do vírus. Com esse trabalho pioneiro, seremos o primeiro município do Brasil a ter a segunda testagem para comparação estatística de contágio”, explicou o prefeito.


Fonte - Prefeitura de RIbeirão Preto
Fonte de imagem - Prefeitura de RIbeirão Preto