HOME
» Guia Virtual
» A Cidade
» Anúncios
» Apoio
» Central de Fotos
» Conselhos Municipais
» Contato
» CROWD
» Eventos
» Guia Internet
» Mapa Digital
» Noticias Comerciais
» Notícias da Região
» Notícias Educativas
» Quem Somos
» Telefones Úteis

FRANCA
» Artistas de Franca
» Escritores de Franca
» Esportes de Franca
» Fotos de Franca
» Franca Shopping 2011
» Museu Histórico de Franca
» Museu Virtual de Franca
» Músicos de Franca
» ONGs
» Secretarias de Franca
» Senac Franca Moda e Estilo

DIVERSÃO
» Cinemas
» Horóscopo
» Piadas
» Receita da Semana

ÚTEIS
» Agricultura
» Dólar
» Fuso Horário
» Horário de Circulares
» Horário de Viações
» Loterias
» Tempo
 

Semana Senac de Leitura acontece em Franca com várias atividades gratuitas - 18/04/2019


Com o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura, em 60 unidades da rede em todo o estado.

A ação ocorre de 22 a 26 de abril e contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. A programação inclui encontros com autores, rodas de conversas, palestras e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis.

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. “O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo. 

Senac Franca

Na unidade Franca, a Semana Senac de Leitura será realizada entre 22 e 26 de abril e terá atividades como bate-papos sobre a representação feminina na arte e o desafio da literatura trans, oficina de escrita poética, palestra sobre o índice de violência contra mulheres, sarau, exposição de roteiros turísticos para mulheres, além da reconhecida Feira de Troca de Livros, que acontecerá ao longo da semana para incentivar a leitura, fazer circular livros novos e usados e integrar as comunidades interna e externa.

Nessa atividade, os materiais que podem ser trocados são: livros de literatura em geral, literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto‐juvenil e gibis, seguindo o critério de conservação e qualidade. A troca será de livro por livro e gibi por gibi.

Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso, dicionários, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, pornográficos, código civil e legislação e livros de informática.

Entre os destaques da programação está a roda de conversa Malditas nas Letras, programada para 23 de abril, das 14 horas às 15h30, com a mediação de Adelaide Maria de Estorvo Alencar da Silva, mestranda em ciências sociais, consultora em gênero, sexualidade e educação e docente do Senac Franca. Será um diálogo sobre a representação feminina na história da literatura.

Já no dia 24 de abril, das 19h30 às 20h30, o Senac promove a palestra Literatura Trans – um diálogo com Amara Moira, que é travesti, feminista, escritora e professora. Ela abordará os desafios e a sua militância no mundo da literatura trans.

No dia seguinte, 25 de abril, será a vez de discutir o tema Violência: será que não podemos mesmo fazer nada a respeito, das 8h30 às 9h30. A palestra será conduzida por Ildebrando Moraes, analista comportamental no Instituto Brasileiro de Coaching e voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Ainda no dia 25 de abril, mas no período da tarde, das 15 às 16 horas, haverá a mesa-redonda Mulheres que Fizeram História. O Clube da Leitura do Senac, composto por funcionários da instituição, e o Clube de Leitura Letras & Sonhos irão expor em palavras a vida e a obra de mulheres que, muito além de escreverem histórias, cravaram seus nomes na literatura nacional e internacional. O encontro falará sobre preconceito, adversidade, luta e empoderamento.

Para conferir a programação completa e se inscrever, basta acessar o portal: www.sp.senac.br/semanadeleitura. 


Fonte notícia: Jornal da Franca

Fonte imagem: Jornal da Franca
 
 
» Aglomerado Urbano de Franca é oficialmente reconhecido pelo IBGE - 16/05/2019
» Fussol abre inscrições para cursos gratuitos - 16/05/2019
» Semana do MEI acontece em Franca a partir da próxima segunda - 15/05/2019
» Viagem Literária em Franca terá a presença da atriz Camila Pereira - 15/05/2019
» 35° Salão de Abril premia expositores - 14/05/2019
» Torneio Leiteiro Gir abre atividades da Expoagro-2019 - 14/05/2019
» Cursos gratuitos de designer de sobrancelhas e depilação inscrições abertas - 13/05/2019
» LBV promove ação emergencial em apoio a famílias em situação de vulnerabilidade - 13/05/2019
» Dia de Campo, prefeito anuncia melhorias na Fazenda Experimental -10-05-2019
» Degustação Literária será hoje - 10-05-2019
» Sebrae divulga edital para vagas com remuneração - 09/05/2019
» Fibra óptica da Algar Telecom cobrirá mais de 90% da cidade de Franca - 09/05/2019
» Cine Cultural ACIF abre agenda para o 2º semestre - 07/05/2019
» Abertura da Semana de Museus próxima semana - 07/05/2019
» Franca realiza nesta terça o 1º Mutirão do Emprego - 06/05/2019

Home | Quem Somos | Contato | Welcome Foreign Visitors

#19601177# - Francasite.com© Copyright 2019

Desenvolvimento Gnove WebStudio 2019