Nesta quarta-feira, dia 8 de outubro, das 8h30 às 12h, a Secretaria Municipal de Educação de Franca receberá o Encontro de Gremistas e Articuladores, promovido pela Fundação Educar em parceria com a Unidade Regional de Ensino de Franca.
O evento reunirá jovens de escolas públicas estaduais que participam da formação da Academia Educar em Rede, projeto que há 35 anos estimula o protagonismo, a liderança e a cidadania ativa.
Este será o encontro presencial de 2025 em Franca e tem como objetivo fortalecer os vínculos entre os participantes e promover a troca de experiências entre os grêmios estudantis.
Ao todo, 609 estudantes gremistas estão envolvidos nas formações, desenvolvendo competências que fortalecem a liderança, a empatia e a participação ativa no ambiente escolar e em suas comunidades.
Reflexões sobre a convivência
A programação do encontro incluirá apresentações culturais preparadas pelos jovens e escolas da rede, além da presença do rapper, poeta e educador Renan Inquérito, reconhecido nacionalmente por seu trabalho com música e cultura hip hop.
O artista inspirará reflexões sobre convivência, cidadania e protagonismo juvenil, conduzindo um bate-papo repleto de ideias, rimas e aprendizados compartilhados pelos gremistas.
Para a gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli, esse processo é transformador: “Acreditamos profundamente no poder da juventude como agente de transformação social. Os grêmios estudantis são espaços vivos de cidadania, onde os jovens aprendem na prática o valor do diálogo, da empatia, da escuta e da ação coletiva”.
Segundo ela, “este encontro presencial é a materialização de tudo isso: jovens que se reconhecem como protagonistas e que estão dispostos a transformar suas escolas e comunidades. É por isso que a Fundação Educar investe em formações duradouras e significativas como esta. Estamos formando líderes conscientes, éticos e preparados para os desafios do presente e do futuro.”
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica.
Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.