A Secretaria Municipal de Saúde, através da rede de Unidades Básicas, disponibiliza, gratuitamente, às futuras mamães e familiares do convívio diário, cursos periódicos de gestantes. O objetivo principal, além de estreitar a relação desse público com os profissionais, é preparar a mulher para a maternidade.
Encontros são organizados e compartilhadas informações educativas sobre o parto e os cuidados com a criança (puericultura); com informações relacionadas aos hábitos de vida e higiene Pré-Natal; cuidados nutricionais, medicações que possam ou não afetar o feto ou parto e outras manifestações próprias, que surgem na gravidez.
A UBS Estação acaba de concluir o trabalho com a primeira turma e as mães participantes, auxiliadas pelas equipes de assistente social e enfermeiras, organizaram uma confraternização de encerramento do primeiro curso do ano.
A iniciativa contou com a parceria da instituição espírita “Sebastiana Barbosa Ferreira”, sediada no bairro, com a oferta de bolo personalizado e um enxoval para cada criança. Em razão dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, esse trabalho está sendo retomado por etapas e pode ser encontrado nas 16 UBSs; basta que as interessadas procurem o serviço social ou a equipe de enfermagem e para se inscrever.
“Quanto mais cedo a gestante começar a participar dos cursos, melhor”, disse Cacilda Balsanulfo, da UBS Ângela Rosa, onde uma turma está em formação, com previsão de início das atividades entre setembro e outubro. Outras unidades com cursos já disponíveis são as dos Jardins Aeroporto 3 e Planalto.
A realização do Pré-Natal tem papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias, tanto maternas, como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Serve também para o estreitamento das relações entre as equipes das UBS e as pacientes. Elas recebem durante as reuniões informações sobre as diferentes vivências, com trocas de saberes entre as mulheres e os profissionais de saúde e muitas dúvidas são esclarecidas.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, sugere que todas as futuras mães realizem o Pré-Natal, bastando que procurem a UBS mais perto de casa para receber as orientações sobre os cursos. Essa prevenção reduz complicações durante a gestação, facilita a atuação dos especialistas nos seus atendimentos e mesmo eventuais cirurgias, diminuindo os riscos das infecções do parto e outras situações.
O Curso de Gestantes na UBS Estação tem duração média de 3 meses, com encontros semanais e a participação dos diversos profissionais nas abordagens, como enfermeiras, assistentes sociais, dentistas, médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, uma equipe multidisciplinar que oferece suporte e acompanhamento.
O próximo curso na Estação está previsto para começar no dia 5 de setembro. As inscrições estão abertas e as mães podem procurar a Unidade de segunda a quinta-feira, no período da manhã, levando o cartão de Pré-Natal.