A Universidade de Franca (Unifran) recebe voluntários para uma pesquisa em parceira com a USP de Ribeirão Preto (SP) que busca avaliar os efeitos da Covid-19 no desempenho cardiovascular do organismo. O estudo também vai analisar como o treinamento físico ajuda pessoas que tiveram a doença.
Os voluntários farão atividades aeróbicas durante 16 semanas no período da manhã ou da noite, com o objetivo de examinar a capacidade cardiorrespiratória e condição metabólica, assim como possíveis prejuízos causados pelo vírus.
Quem pode participar?
Voluntários, homens ou mulheres, que tenham de 30 a 55 anos;
Pessoas que não apresentem doenças crônicas;
Contaminadas pelo vírus da Covid-19 com ou sem sintomas;
Estão entre 3 meses a 3 anos após quarentena ou alta hospitalar;
Não ser fumante;
Não estar realizando atendimento fisioterapêutico domiciliar ou ambulatorial
Como se inscrever?
Os interessados podem entrar em contato através do WhatsApp (16) 99290-4352 ou do e-mail noemimarchini@usp.br.
O que será feito durante o estudo?
Primeiro, os voluntários precisarão passar por uma avaliação que será agendada após a manifestação de interesse em participar. Ela irá acontecer na parte da manhã com duração de uma hora e meia a duas horas.
Após a avaliação inicial, o voluntário que teve sintomas graves da Covid-19 deverá realizar um treinamento físico aeróbico às segundas, quartas e sextas-feiras, na parte da manhã ou noite, durante 16 semanas.
Quem teve sintomas leves da doença será avaliado por um dia, por cerca de uma hora e meia a duas horas.
O estudo é realizado por duas professoras da Unifran – Noemi Marchini de Souza Couto e Tábata de Paula Facioli – e pelo professor do Departamento de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da USP, Hugo Celso Dutra de Souza.
De acordo com publicação do portal G1 Ribeirão e Franca, as avaliações serão realizadas na Clínica de Fisioterapia da Unifran, localizada na Avenida Doutor Armando Salles Oliveira, 201 – Parque Universitário – Franca.