A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, no Centro de Franca, está com exposições gratuitas e abertas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30.
Logo no hall de entrada, o público conhece o ateliê permanente do pintor e projetista italiano Bonaventura Cariolato.
O espaço, dividido em duas salas, conta com mais de 20 quadros do artista, como o famoso ‘A Velha Estalagem’, objetos do pintor e plantas de obras, projetadas por ele, como a do Mosteiro de Claraval e a Capelinha, aquarelas inacabadas, cavaletes usados, cachimbos, pincéis e correspondências enviadas a familiares na Itália.
Ainda no andar térreo da unidade, é possível conhecer o acervo da Academia Francana de Letras.
Considerada de utilidade pública, a associação tem em seu quadro, escritores que são de Franca e que levam a literatura Brasil e mundo afora.
Além de raros exemplares e obras desses autores, a sede da Academia, na Casa da Cultura, oferece projetos literários gratuitos à população.
De responsabilidade da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), a Casa também mantém o Memorial da Resistência Negra, com acervo sobre artistas negros como Carlos de Assumpção e Abdias do Nascimento. O local tem encontros, exposições temáticas e lançamentos de manifestações artísticas.
Há, ainda, uma mostra permanente de itens que compõem a reserva técnica do MIS (Museu da Imagem e do Som). Com o nome de Bonaventura Cariolato, o local tem imagens de nomes do rádio francano, câmeras fotográficas antigas, equipamentos de som, projetores e outros objetos que contam a história da comunicação da rádio, televisão e outros meios de comunicação.
Já o segundo andar, que abriga a Pinacoteca “Miguel Ângelo Pucci” e sua reserva técnica, possui exposições de pinturas e outras artes plásticas.
Até o dia 31, deste mês, a Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci” tem exposição de quadros, desenho e escultura de Glaudemir Dias e Plínio Ranhel.
Denominada “Tinta na Tela”, a mostra tem estilo predominantemente acadêmico, com peças que vão desde releituras de Caravaggio a obras surrealistas, paisagens rurais com referências a fatos históricos, retratos de pessoas e esculturas de gesso.
Há duas opções de visitação à população: as comuns e as agendadas, que são guiadas por funcionários, com explicações sobre os espaços, obras e artistas expostos no local. No último caso, é preciso fazer agendamento prévio pelo (16) 3721-8692.
A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” fica na rua Oscar Brasilino Santos, 1531, Centro.