A Secretaria de Educação de Franca realiza, nos dias 20 de maio e 17 de junho, atividades especiais com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Espaço Maker, localizado na sede da pasta.
O objetivo é oferecer experiências práticas com robótica, promovendo o desenvolvimento de competências como resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico.
Participam da ação cerca de 40 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 4º termo do Ensino Médio, das escolas municipais ‘Prof. Antônio Sicchierolli’ e ‘Profª. Maria Helena Rosa Barbosa’.
As atividades acontecerão das 19h às 22h30 e incluirão experiências interativas em programação e robótica.
Segundo a secretária de Educação, Márcia Gatti, a iniciativa é mais do que uma aula diferente:
“Através desta imersão no Espaço Maker, serão trabalhados a resolução de problemas, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. Os alunos serão desafiados a desenvolver ideias e soluções na prática, além de aprenderem conceitos importantes relacionados à Programação e Robótica”, destacou.
Espaço Maker: inovação na rede municipal
O Espaço Maker é uma das conquistas recentes da rede municipal de ensino. Instalado com o apoio do Sesi, após o município ser destaque no ‘Programa Alfabetização Responsável’ em 2023, o ambiente foi projetado para estimular a cultura maker e habilidades essenciais para o século 21.
O local oferece ensino de robótica, programação, pensamento computacional, além de promover a autonomia dos estudantes, criatividade e o desenvolvimento emocional e social, com foco em valores como colaboração, resiliência e empatia.
A ação com os alunos da EJA reforça o compromisso da Secretaria de Educação em oferecer experiências significativas de aprendizagem para todas as idades, democratizando o acesso à tecnologia e à inovação.