Com o objetivo de despertar a consciência ambiental desde cedo, a EMEB Professora Luzinete Cortez Balieiro, localizada no Jardim Palestina, está colocando alunos e comunidade para refletir e agir em favor do planeta.
A escola desenvolve, ao longo de três semanas, o projeto “A Escola é de Todos – Juntos pelo Meio Ambiente”, que promove uma série de atividades voltadas à educação ambiental e à participação coletiva.
A iniciativa faz parte das ações da rede municipal de ensino de Franca, com apoio da Secretaria de Educação, e segue até o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Desde o início do projeto, os alunos participaram de contações de histórias, rodas de conversa e reflexões sobre o impacto do lixo no cotidiano.
Na segunda etapa, que vai até esta sexta-feira (30), o foco é prático: oficinas em sala de aula, confecção de materiais reciclados, palestras educativas, produção de cartazes e folhetos informativos sobre o descarte correto e os cuidados com os espaços públicos.
Para encerrar o projeto, a escola organizará uma caminhada no entorno da unidade no próprio Dia do Meio Ambiente, às 10h, com participação dos estudantes e comunidade local.
Também serão instaladas lixeiras seletivas e feita uma exposição com os materiais produzidos, que serão afixados nos muros da escola no final da tarde do mesmo dia.
Segundo a secretária de Educação, Márcia Gatti, o projeto vai além da conscientização pontual: “Através do projeto, a escola quer promover algo transformador, com hábitos sustentáveis, de modo a contribuir com um ambiente mais limpo e saudável para todos e uma cidade cada dia melhor”.
A ação, segundo os educadores da escola, mostra que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos quando feitas de forma coletiva — e que a educação ambiental começa com o exemplo, dentro e fora da sala de aula.