A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na última terça-feira (22) uma formação continuada para 103 inspetores de alunos da rede municipal de ensino.
A ação, realizada em dois períodos — manhã e tarde —, teve como foco a implementação de práticas educativas com base na educação antirracista e nas diretrizes da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).
O conteúdo foi elaborado a partir das Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas.
O objetivo principal foi estimular reflexões sobre o respeito à diversidade e o combate ao racismo no cotidiano escolar, temas que envolvem diretamente o trabalho dos inspetores na mediação das relações entre alunos, professores e comunidade escolar.
A secretária de Educação, Márcia Gatti, destacou a importância dessas formações no fortalecimento das políticas públicas educacionais.
“O investimento na formação dos inspetores de alunos reforça o papel essencial destes profissionais na promoção de um ambiente escolar mais inclusivo, respeitoso e justo. Eles são agentes fundamentais na mediação das relações e no cuidado com os estudantes”, afirmou.
Formação também para merendeiras
A semana tem sido marcada por diversas ações formativas da Secretaria. Na segunda-feira, foi a vez de 338 merendeiras das redes municipal e estadual participarem de um treinamento técnico e administrativo.
O retorno das aulas da Educação Infantil está marcado para o dia 1º de agosto, enquanto os alunos do Ensino Fundamental voltaram às atividades na quarta-feira (23).