O Escritório Regional do Sebrae-SP em Franca recebeu, na segunda-feira, 29, a visita da Unidade de Ouvidoria da instituição, que promoveu uma capacitação voltada aos colaboradores locais.
O encontro teve como foco o Código de Ética do Sebrae, documento sistêmico válido para todo o Estado, além da apresentação do papel e da atuação da Ouvidoria e sua relação com o Programa de Integridade.
Durante a capacitação, foram abordados os pilares da Ouvidoria, que reforçam valores como transparência, ética, respeito e conciliação.
A gerente da Unidade de Ouvidoria, Ediana Carolina Ustulin, destacou que o trabalho realizado tem como objetivo disseminar boas práticas e orientar tanto colaboradores quanto clientes.
Relação Institucional
“A importância é que a gente consiga trazer luz aos temas abrangidos no nosso Código de Ética, que é sistêmico, para que tenhamos uma boa relação institucional e um clima harmonioso. A Ouvidoria atua de forma parceira com todas as Unidades Federativas”, afirmou Ediana.
O analista de Ouvidoria do Sebrae-SP, João Vítor Scaranti Navarro, reforçou que a capacitação não se limita ao ambiente interno, mas reflete diretamente na qualidade do atendimento aos empreendedores.
“O Código de Ética é um norteador das nossas ações. Quando o colaborador está capacitado, ele passa essa visão também para o cliente, o que nos permite aprimorar constantemente o serviço. É importante desmistificar: a Ouvidoria não é punitiva, mas sim conciliadora. Nosso intuito é melhorar os processos e transformar as percepções dos clientes em melhorias no atendimento e até em novos produtos”, destacou.
Situações práticas
Entre os pontos debatidos, ganharam destaque temas como assédio moral, assédio sexual, importunação sexual, discriminação, micro agressões e conflitos de interesse, reforçando que a ética precisa ser vivida no dia a dia e que a omissão diante de irregularidades também constitui descumprimento do Código.
Situações práticas foram simuladas para que os participantes pudessem compreender melhor como o Sebrae orienta a atuação em casos de clientes difíceis ou em condutas inadequadas, com base no Protocolo de Atendimento.
Outro aspecto abordado foi a atuação da Comissão de Ética, responsável pela análise de denúncias recebidas via Ouvidoria. A Unidade atua como canal de recebimento e triagem preliminar para posterior análise da Comissão de Ética.
A capacitação também apresentou iniciativas como o núcleo de acolhimento, voltado a situações de discriminação, e a conciliação interna como alternativa para resolução de conflitos que não configuram infrações graves, fortalecendo um ambiente de trabalho mais seguro, inclusivo e colaborativo.
Dinâmica de grupo
O encontro foi encerrado com uma dinâmica em formato de jogo, que envolveu os participantes de maneira leve e participativa, promovendo integração e fixando conceitos sobre ética e integridade.
Na parte da tarde, a agenda continuou com uma capacitação direcionada aos agentes das Unidades Sebrae Aqui de Franca e região, ampliando o alcance da ação e reforçando a importância de que todos os pontos de atendimento estejam alinhados às diretrizes de ética e integridade.
Palavra da gerente regional
A gerente regional do Sebrae-SP Iroá Arantes destacou que a presença da Unidade de Ouvidoria em Franca contribuiu para aproximar ainda mais o canal dos colaboradores e da rede de atendimento.
“Por ser um canal que normalmente funciona de forma remota, seja pelo 0800 ou por e-mail, a vinda da equipe até o escritório ajuda a humanizar a Ouvidoria e mostrar que por trás de cada manifestação existem pessoas comprometidas em melhorar os serviços do Sebrae.
Iroá Arantes destacou que “essa capacitação fortalece a confiança no canal, amplia o alinhamento entre os colaboradores do escritório e os agentes do Sebrae Aqui e garante que toda a rede esteja preparada para oferecer um atendimento mais próximo, ético e de qualidade à população”.
Segundo os representantes, tanto o Código de Ética quanto a Ouvidoria fazem parte do Programa de Integridade Corporativa do Sebrae-SP, que busca consolidar uma cultura de respeito, transparência e cumprimento de princípios institucionais.