Na próxima terça-feira, dia 14 de outubro, serão abertas as inscrições para o “Ateliê de Criação: Estudo Sobre o Trágico – Antígona, de Sófocles”, curso gratuito de qualificação em artes cênicas com duração de dez meses, realizado na cidade de Franca (SP).
A iniciativa é uma realização conjunta do Instituto Práxis de Educação e Cultura (IPRA), da Cia. Antares e do Ateliê de Criação Lusco-Fusco, com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura.
O projeto marca um novo momento para a cena artística de Franca e propõe-se a transformar Franca em um polo de experimentação e pesquisa cênica contemporânea, voltado à qualificação profissional, inovação estética e formação de novos artistas.
A proposta é reunir artistas locais e regionais em um processo híbrido, que une teatro, cinema, instalação e performance.
Movimento teatral
Segundo Mauro Júnior, idealizador e diretor artístico do projeto, o objetivo é fortalecer o fazer teatral na cidade: “Franca possui um potencial riquíssimo de artistas da cena. Queremos articular esses criadores, potencializar seus trabalhos e criar condições reais para que a arte seja também campo de trabalho, encontro e permanência, disse ele.
“Mais do que um curso de teatro, o projeto consolida-se como uma plataforma de experimentação interdisciplinar, unindo teatro, cinema, instalação e performance em um processo formativo que integra pensamento crítico, corpo e imagem, técnica e sensibilidade”, completou Mauro.
As inscrições podem ser feitas aqui.
Formação interdisciplinar e foco em diversidade
O Ateliê conta com a produção de Gabriela da Mata e ela explica que ele funcionará como um laboratório intensivo de criação e investigação em artes da cena.
Serão selecionados 30 participantes — jovens e adultos de Franca e região — com prioridade para públicos periféricos, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
A formação inclui estudo da tragédia grega, práticas corporais e vocais, criação autoral, encenação multimídia e fundamentos de produção cultural. Em parceria com o Sesc Franca, o projeto contará com a participação de mestres e profissionais reconhecidos nacionalmente, ampliando o repertório dos participantes.
Antígona como espelho das violências contemporâneas
O processo culmina na montagem da peça Antígona, de Sófocles, com interferências de outras tragédias do ciclo tebano, como Édipo Rei e Sete Contra Tebas. A encenação será ambientada no Oriente Médio, região marcada por conflitos geopolíticos e deslocamentos humanos, transformando o mito grego em espelho das tensões atuais.
O projeto prevê nove apresentações gratuitas no segundo semestre de 2026, com intérprete de Libras, materiais em braile e adequações arquitetônicas, reafirmando o compromisso com a acessibilidade e a democratização do acesso cultural.
INSCRIÇÕES
Período: 14 a 24 de outubro
Duração do curso: novembro de 2025 a setembro de 2026 (10 meses)
Vagas: 30 participantes (sujeitas à inscrição, preenchimento do formulário e seleção pela equipe)
Formulário de inscrição: https://forms.gle/vgVNX5RPuv2NUPPR8
Recomendação etária: a partir de 16 anos
Gratuito
ENCONTRO INAUGURAL
Data: 7 de novembro (sexta-feira)
Horário: das 19h às 22h30
Local: IPRA – Instituto Práxis de Educação e Cultura
Rua Diogo Feijó, 1956 – Bairro Estação, Franca/SP