Coordenadora da Frente Parlamentar criada pela Assembleia Legislativa de São Paulo com o objetivo de fortalecer as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) do Estado, a deputada estadual Delegada destinou recursos para implantar salas DDM online 24 horas em 17 cidades.
Três cidades indicadas pela deputada já foram contempladas: Ituverava, Itápolis e Santa Rosa de Viterbo.
Em reunião com o Delegado Geral de Polícia, Artur Dian, com o adjunto, Gilson Silveira, e com a coordenadora-geral das DDMs no Estado, Adriana Liporoni, na quarta-feira, 22, a deputada foi informada que as demais cidades indicadas por ela serão atendidas até março de 2026.
Fazem parte do próximo pacote São Joaquim da Barra, Barretos, Jaboticabal, Sertãozinho, Matão, Catanduva, Taquaritinga, Limeira, Araras, São Carlos, Mogi Guaçu, Araraquara, Avaré e Rio Claro.
Palavra da deputada
“As salas DDM 24 horas significam um avanço na proteção das mulheres vítimas de violência. Em um local adequado e reservado, elas são atendidas de forma virtual por uma profissional plantonista, capacitada para ouvir e registrar a queixa e tomar todas as providências para proteção da vítima, inclusive pedindo medidas protetivas, se necessário”, explica a deputada.
Com uma trajetória marcada pela defesa das mulheres, tendo comandado a DDM de Franca por 30 anos, a deputada Delegada Graciela também solicitou ao Delegado Geral de Polícia a implantação de salas especiais destinadas ao atendimento de mulheres vítimas de violência nas delegacias de municípios onde não há DDM nem Plantões Policiais.
“É essencial ampliar as possibilidades para as vítimas fazerem denúncias e serem atendidas com humanidade. Contem sempre comigo nesta luta contra os agressores. Defender as mulheres é minha missão de vida”, finalizou a deputada Delegada Graciela.