Franca Super Solidária vai unir sustentabilidade e inclusão com Oficinas Inspiração

31 - 10 - 2025- Franca

Franca Franca

O auditório da Fundação Allan Kardec, em Franca, será palco do lançamento do Projeto Franca Super Solidária, neste sábado, 1º de novembro, às 10h.

A iniciativa une sustentabilidade ambiental e inclusão social, através das Oficinas Inspiração – programa de geração de emprego e renda a pessoas em tratamento de saúde mental mantido pela Fundação Espírita Allan Kardec -, com realização da plataforma Game Arkos.

Segundo Alexandre Berbel, professor e diretor da Game Arkos, o projeto nasceu da admiração pelo trabalho desenvolvido pelas Oficinas Inspiração.

“Então, pensei: por que não desenhar um projeto que tenha como base esse trabalho tão bonito, que já vem sendo feito há anos, e que possa beneficiar não só as oficinas, mas também o Hospital Allan Kardec e outras entidades do terceiro setor de Franca?”, contou.

Grupo base

O lançamento reunirá cerca de 40 convidados no auditório da Fundação. “Temos hoje um grupo base de cerca de 45 participantes, entre representantes de entidades sociais como o Dcnovi, a Apaaf (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Franca), a Apada (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos), e a Apoia (Associação de Apoio aos Idosos Acamados), além de membros do Colégio Gandolfi e da imprensa local”.

“Também convidamos o presidente da Fundação Allan Kardec, Mário Arias Martinez, e o diretor João Roberto Abrão, que têm sido grandes incentivadores da proposta”, destacou o professor.

Berbel explica que a Game Arkos é uma plataforma de leitura com a missão de democratizar o acesso a livros.

“Nosso papel dentro do Franca Super Solidária é levar esse estímulo à leitura e à conscientização ambiental às escolas e entidades participantes. Acreditamos que a educação ambiental é o primeiro passo para que as pessoas compreendam a importância do descarte correto de eletroeletrônicos e se envolvam de forma consciente com o projeto.”

Gincana de 100 dias

A gincana, que começa em novembro e segue até fevereiro, contará com a participação das quatro entidades – Dcnovi, Apaaf, Apada e Apoia. Elas terão 100 dias para realizar a coleta de eletroeletrônicos usados e descartados.

Do total arrecadado, 20% será destinado às Oficinas Inspiração, 50% às entidades participantes, 20% às ações de educação ambiental conduzidas pelo Game Arkos, e 5% para marketing e 5% para logística.

“Queremos que todos os parceiros sejam beneficiados. É um trabalho coletivo, que gera resultados concretos para quem mais precisa”, afirmou Berbel.

A população poderá participar individualmente, em equipes ou representando escolas e instituições.

“Quem quiser apoiar o trabalho com autistas pode procurar a Apaaf; quem desejar ajudar deficientes auditivos, a Apada; quem se identificar com o apoio a idosos acamados, a Apoia; e quem quiser contribuir com o trabalho de reabilitação de dependentes químicos, o Dcnovi. Também é possível doar diretamente nas Oficinas Inspiração. A ideia é facilitar o processo e estimular a solidariedade”, completou.

Oficinas Inspiração

As Oficinas Inspiração, que serão uma das grandes beneficiadas pelo projeto, fazem parte do programa de Desenvolvimento Humano da Fundação Espírita Allan Kardec, instituição que atua em Franca há mais de 100 anos na área de saúde mental.

Criadas em 2018, as Oficinas têm o objetivo de promover inclusão social e geração de renda para pessoas com transtornos mentais, integrando o processo de reabilitação psicossocial.

Funcionando nos moldes de uma cooperativa solidária, o projeto abriu caminho em 2018 com a Oficina de Reciclagem de Eletrônicos, que desmonta e reaproveita equipamentos doados, gerando renda e reduzindo impactos ambientais.

Em 2019, surgiram a Oficina de Costura em Couro, hoje reorientada para a montagem de sacolas de papel para gráficas parceiras, e a Oficina Agrícola, dedicada ao cultivo de hortaliças orgânicas, sem uso de agrotóxicos, vendidas a preços sociais.

Como funciona

Atualmente, cerca de 50 participantes integram as oficinas, todos em tratamento de saúde mental na rede pública ou privada. A renda obtida é distribuída entre os oficineiros, garantindo autonomia financeira e resgate da autoestima.

O lançamento oficial do Projeto Franca Super Solidária será neste sábado, 1º de novembro, às 10h, no auditório da Fundação Allan Kardec, localizado na rua José Marques Garcia, 675, Cidade Nova, Franca.

A participação é gratuita, mas limitada a 90 vagas. Interessados podem confirmar presença pelo telefone ou WhatsApp (11) 99841-1119.

“É uma semente que começa pequena, mas com um propósito enorme: unir pessoas, fortalecer entidades e cuidar do planeta”, concluiu Alexandre Berbel.


Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Fanca
Podemos Ajudar?