O balanço estatístico apresentado pelo prefeito Alexandre Ferreira na prestação de contas anual evidencia investimentos em infraestrutura, fortalecimento da Atenção Básica, ampliação da assistência especializada e ações diretas de cuidado à população.
Mas o número de consultas na área de saúde mental chama a atenção. O matriciamento em psiquiatria alcançou 64.117 atendimentos médicos.
De acordo com o relatório, os profissionais de Psicologia realizaram 22.327 atendimentos em onze meses.
A população em situação de vulnerabilidade também recebeu atenção especial, com 3.456 atendimentos realizados pela equipe do Consultório na Rua.
Cuidados médicos
Os números de atendimentos de janeiro a novembro refletem a expansão da rede e o fortalecimento das equipes.
Até novembro, foram realizados 255.984 atendimentos médicos clínicos gerais, além de 65.494 atendimentos com médicos da família e 56.300 consultas pediátricas.
A saúde da mulher também foi prioridade, com 66.557 consultas ginecológicas realizadas por meio do Programa ‘Mais Consultas’.
Além disso, o município realizou 7.817 mamografias, reforçando as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A área de fonoaudiologia contabilizou 18.025 atendimentos.
Procedimentos
Os exames e procedimentos diagnósticos alcançaram números expressivos. Até novembro, foram realizados 1.662.194 exames nos serviços de especialidades, incluindo análises clínicas, ultrassonografia, radiologia, tomografia, ressonância magnética, cintilografia e eletroneuromiografia.
A Prefeitura também ampliou o acesso da população a procedimentos na rede privada, com a compra de 5.182 procedimentos diagnósticos de alta complexidade e a realização de 1.845 cirurgias eletivas, nas áreas de cirurgia geral, urologia e oftalmologia, reduzindo filas e garantindo atendimento mais ágil aos pacientes.
Na área de vigilância e saúde ambiental, foram realizadas 3.582 fiscalizações, atuações e notificações em terrenos sujos ou com mato alto.