Vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto tem fila de espera no primeiro dia de campanha

24 - 03 - 2020- Ribeirão Preto

Ribeirão Preto Ribeirão Preto

A vacinação contra a gripe, que teve início nesta segunda-feira, 23, para pessoas com mais de 60 anos, registrou filas e aglomerações de idosos nos postos de saúde e escolas que recebem a campanha em Ribeirão Preto.

Muito idosos tiveram que aguardar do lado de fora para tomarem a medicação, que foi antecipada e faz parte das medidas de prevenção contra o novo coronavírus em todo Brasil. Mesmo não imunizando contra a covid-19, a vacina é uma forma de ajudar na identificação da doença de uma forma mais rápida, principalmente, nas pessoas que estão no grupo de risco: os idosos.

Apesar disso, o primeiro dia de campanha conseguiu vacinar 16 mil idosos, 20% do total previsto. O objetivo é conseguir medicar 90% do grupo em três semanas.

O Portal Revide entrou em contato com o departamento de comunicação da prefeitura para saber quais medidas serão tomadas para evitar as aglomerações nos próximos dias da campanha no município. A Secretaria da Saúde informou a reportagem que todas as medidas de prevenção à covid-19 estão sendo tomadas. “Servidores treinados estão orientando, triando os idosos, organizando as filas com distanciamento de 2 metros uns dos outros”, disse a nota da pasta enviada à reportagem.

A Saúde também orienta que a vacinação nas escolas relacionadas é para idosos, a partir de 60 anos, e atendimento com início às 8h30. “Portanto, solicitamos a todos que não cheguem antes do horário determinado, para justamente evitar aglomerações, o que facilita o contágio”, enfatiza a pasta.

De acordo com a secretaria, a abertura das escolas/postos às 8h30 se dá em razão do tempo necessário para a preparação das medicações em isopores para o transporte até os locais disponibilizados, que necessitam de logística e temperatura adequadas.


Fonte - Revide
Fonte de imagem - Revide