Franca deve ter quarta-feira com sol entre nuvens e chance de chuvas isoladas

26 - 08 - 2026- Franca

Franca Franca

Franca e cidades da região devem ter uma mudança nas condições do tempo nesta quarta-feira. Segundo boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado de São Paulo, a instabilidade perde força a partir de amanhã, com retorno do sol, elevação das temperaturas e nova queda da umidade relativa.

Nesta quarta-feira, grande parte do Estado está em situação de atenção para a ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h.

Na região de Franca e em municípios do nordeste paulista, a passagem do sistema de instabilidade pode provocar chuva localizada ao longo do dia.

A partir de quinta-feira, o cenário muda. O sol volta a predominar, as temperaturas começam a subir e a umidade do ar diminui novamente. Para o restante da semana, a tendência é de tempo mais estável, com calor e baixos índices de umidade.

Franca e outras cidades próximas à divisa com Minas Gerais, no entanto, permanecem entre as áreas onde ainda podem ocorrer pancadas isoladas de chuva, principalmente durante a tarde, acompanhadas eventualmente de raios e rajadas de vento.

Calor e incêndios

A combinação de temperaturas elevadas e baixa umidade deve aumentar o risco de incêndios em várias regiões do Estado na sexta-feira (28) e no sábado (29). A Defesa Civil alerta que praticamente todo o Estado deverá registrar máximas acima dos 30°C durante vários dias.

O meteorologista da Defesa Civil William Minhoto afirma que a tendência é de forte sensação de calor. O início da próxima semana também deve permanecer quente, antes da chegada de uma nova frente fria, que poderá provocar outra mudança nas condições do tempo.

A sequência de mudanças está relacionada à passagem de sistemas meteorológicos e à atuação de diferentes massas de ar. Depois da passagem de um sistema mais frio, a entrada de ar quente pode provocar rápida elevação das temperaturas.

Cuidados durante o período de baixa umidade

A Defesa Civil recomenda que a população evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia, mantenha boa hidratação e umidifique os ambientes sempre que possível. Crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios devem receber atenção especial durante os períodos de baixa umidade.

Também é recomendado não utilizar fogo para limpeza de terrenos, áreas rurais ou pastagens e não descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação ou às margens das rodovias.

Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para receber gratuitamente os alertas da Defesa Civil por SMS, basta enviar o CEP de interesse para o número 40199.


Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca
Podemos Ajudar?